Segunda - Sexta: 08:00 - 19:00 - Sábado: 08:00 - 12:00 (47) 996419369abzattar@hotmail.com

Fraturas de Face

Conheça sobre o procedimento

Fraturas de Face

Realizado pelo Dr. Alexandre Bion Zattar

Trauma agudo facial pode fraturar o maxilar e outros ossos da face média. Os sintomas dependem do local da fratura. O diagnóstico é por radiografia dental ou TC. O tratamento pode incluir cirurgia e/ou fixação externa.

Fraturas do maxilar inferior (mandíbula) são suspeitadas em pacientes pós-trauma com má oclusão ou edema local e dor sobre um segmento da mandíbula. Outros indícios incluem defeitos (deformidades) da superfície oclusal dentária, ruptura do rebordo alveolar e anestesia na distribuição do nervo alveolar inferior ou nervo mentual. Algumas fraturas resultam em instabilidade palpável. Fraturas do côndilo mandibular geralmente causam dor pré-auricular, edema e abertura limitada da boca (trismo). Com fratura condilar unilateral, o maxilar se desloca para o lado afetado quando a boca é aberta.

Fraturas da face média, que incluem desde a rima orbital superior até os dentes do maxilar, podem causar irregularidade no contorno suave das bochechas, das eminências malares, do arco zigomático ou das rimas orbitais. A classificação de Le Fort (ver figura Classificação de Le Fort de fraturas da face média) pode ser usada para descrever fraturas do terço médio da face. Má oclusão traumática e fraturas do rebordo alveolar superior podem sugerir uma fratura maxilar que envolve a superfície oclusiva.

A fratura do assoalho da órbita é sugerida pela anestesia do nervo infraorbital com enoftalmia ou diplopia. Uma lesão próximo da órbita requer exame do olho, incluindo, pelo menos, avaliação da acuidade visual, pupilas e movimentos extraoculares (ver também Fratura por escape repentino de ar).

A fratura do arco zigomático é sugerida por trismo e defeito à palpação do arco zigomático. Depressão na bochecha ipsilateral pode ou não ser visível inicialmente em razão do edema.

Lesão cerebral e fraturas de vértebras cervicais são possíveis quando o trauma é grande o suficiente para fraturar os ossos da face. Nas lesões de grande impacto, hemorragia e edema causados pela fratura facial podem comprometer a passagem de ar.

Nossa equipe especializada entrara em contato