Realizado pelo Dr. Alexandre Bion Zattar
Reconstruções Ósseas (Enxertos)
Com a perda dos dentes e com passar dos anos, em alguns casos temos uma atrofia (perda óssea) severa a ponto de não permitir a instalação dos implantes dentários, pois o osso que circundava o dente foi absorvido. Para estes casos existem várias técnicas disponíveis para a recuperação dos tecidos ósseos para possibilitar a posterior instalação dos implantes e confecção da prótese sobre os mesmos, devolvendo a auto-estima, confiança, função e a satisfação do paciente em mastigar e sorrir. As técnicas de reconstrução óssea envolvem a utilização de enxertos ósseos do próprio paciente ou enxerto de banco de ossos.
Quando a região a ser reconstruída e o volume ósseo necessário é pequeno, o cirurgião pode remover os enxertos ósseos de áreas doadoras localizadas dentro da boca do próprio paciente (enxertos de ramo ou enxertos de mento). Nesses casos, o enxerto é removido da área doadora e logo após fixado com parafuso na área a ser reconstruída. Após o período de incorporação do enxerto, e observada a recuperação do volume ósseo naquela região atrofiada, é chegado o momento da instalação do implante dentário.
Quando o paciente precisa reconstruir várias regiões da boca para posteriormente colocar implantes dentários, podemos lançar mão de biomateriais, isto é, materiais que irão se transformar em osso (BMPs, ossos de banco de ossos, ossos bovinos, etc…), com o objetivo de minimizar a quantidade de osso que precisaríamos remover do paciente, e assim simplificar sua cirurgia.
Nossa equipe tem ampla experiência em casos de reconstruções complexas realizadas em ambiente hospitalar.
Nossa equipe especializada entrara em contato